Carregando...
Conheça nossas redes sociais

Discurso de William Woo, na Câmara dos Deputados, a favor do impeachment

William na Câmara dos Deputados

Senhor Presidente, Senhores e Senhoras Deputadas, ocupo esta Tribuna para deixar registrado nesta Casa os motivos pelos quais sou favorável ao pedido de impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff. É de conhecimento de todos os cidadãos de bem que a Sra. Presidente não tem mais os requisitos necessários da governança de nosso País.

A minha preocupação neste momento não é citar fatos, aqui nesta Tribuna, que vêm ocorrendo nestes últimos meses e que estão intranquilizando a sociedade brasileira, contribuindo para um cenário caótico e desequilibrado do governo e da política em nosso País. A minha preocupação é com o futuro do Brasil, com a política em nosso país e com o atual descrédito e desesperança que a cada dia assola o nosso povo.

Sr. Presidente, ressalto aqui mais uma vez que, sem dúvida alguma, os mais de 4 milhões de brasileiros e brasileiras que foram às ruas dizer que não suportam mais a escalada da corrupção e da impunidade do Governo da Presidente Dilma, hoje gritam por liberdade. Liberdade de um governo destrutivo e incompetente.

A nação Brasileira anseia por mudanças, por esperança e por dias renovados. O pai de família, que hoje está desempregado, deseja justiça, dias melhores e mudanças que proporcionem a ele e a sua família a dignidade novamente de bater no peito e dizer que tem orgulho de ser brasileiro.

A inflação e o desemprego estão batendo às portas dos trabalhadores brasileiros, junto a uma grave crise política, econômica e ética somada a escassez de recursos para investimentos. Mas infelizmente Sr. Presidente a arrogância, a ganância, o descabimento, o despudor de um governo que proporciona hoje à nossa nação mais de 9 milhões de desempregados, com projeções para 12 milhões de pessoas para o ano de 2017, envergonham imensamente a nosso pátria amada.

Sr. Presidente, Senhores e Senhoras Parlamentares, sou favorável ao Impeachment da Excelentíssima Senhora Presidente da República Dilma Rousseff por esses motivos e demais fatos que se concretizam a cada dia e nos proporcionam a nítida clareza de que erros graves foram cometidos pelo seu governo. A incompetência e a inércia de seu governo não me proporcionam outra alternativa. E necessário uma mudança radical. Chega de tantas enlouquências e descabimentos.

Muito rapidamente Nobres Colegas Parlamentares, destaco alguns dos motivos pelos quais sou favorável ao impeachment. O crime de responsabilidade Fiscal e as "pedaladas fiscais" – prática que consistia em atrasar os pagamentos do Tesouro Nacional a bancos públicos para melhorar, temporariamente, a situação fiscal do país. Foi comprovada pelo TCU. Por causa do atraso nos repasses, BNDES e Caixa Econômica Federal tiveram que desembolsar recursos próprios para pagar programas sociais, como o Bolsa Família. De acordo com o nobre Jurista Miguel Reale Junior as "pedaladas fiscais se constituíram num artifício, num expediente malicioso por via do qual foi escondido o déficit fiscal". Essas pedaladas fiscais levaram a União a contrair empréstimos, créditos, com entidades financeiras das quais ela é a controladora. E isso é absolutamente proibido pelo artigo 36 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em paralelo, devemos confiar nas investigações do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, que analisa as contas de campanha da chapa Dilma-Temer, que foram abastecidas com valores oriundos de desvios e superfaturamento de contratos com empreiteiras, em um propinoduto criado para sugar nossa maior empresa, a PETROBRAS. Esse “estelionato eleitoral” é outro componente que emerge ainda mais a situação do Governo de Dilma Rousseff, porque tudo indica que há comprovação de origem de receitas criminosas no financiamento da sua campanha Eleitoral. Por isso sou a favor de novas eleições em nosso país, a favor da renovação e a favor da esperança perdida.

As graves denúncias envolvendo o Partido dos Trabalhadores, atingem diretamente a Presidência da República. As Investigações da Operação Lava Jato a cada dia, a cada fase, de suas investigações são lançadas na mídia para o conhecimento da sociedade brasileira. Todos os dias, mais e mais informações de autoridades aliadas e ligadas diretamente a Presidente estão envolvidas em escândalos, em supostos desvios de bilhões de reais dos cofres públicos, para contas no exterior e lavagem de dinheiro. É a corrupção de um governo que está escancarada na cara do povo brasileiro.

Isto Sr. Presidente sem mencionarmos aqui a má gestão da Presidente Dilma e os enloquentes prejuízos que “em sua sã consciência” e descabimento proposital que o seu partido proporcionou à PETROBRAS com mero proposito de extorquir, lesar e envergonhar indiretamente o povo brasileiro.

Ressalto ainda, o caos econômico e financeiro que se instalou no Brasil. É o mais grave desde a segunda guerra, nosso país está paralisado economicamente, a geração atual e as futuras gerações vão pagar um preço elevadíssimo, perdemos o grau de investimento, perdemos nossas reservas financeiras, perdemos o respeito, mas não podemos perder jamais nossa esperança de um Brasil mais justo e melhor para nossos filhos.

Pondero ainda Nobres Colegas Parlamentares, como podemos aceitar com parcimônia um País que não tem condições sequer de tratar o esgoto, a água, de fazer a infraestrutura pró-escoamento da sua produção, que não tem saúde, educação, que está vivendo uma epidemia de dengue/zica/chikungunya, destruindo nossas famílias, e fora isso, ainda ser obrigado a aceitar os desmandos desse governo com seus altos recordes de desvio de dinheiro público, corrupção e mentiras que ora são lançadas ao povo brasileiro.

Sr. Presidente, a realidade é que o país precisa da saída imediata de Dilma Rousseff e do Governo comandado pelo Partido dos Trabalhadores. Precisamos dar uma resposta à altura para os desmandos do Governo de Dilma Rousseff.

É imperativo que continuemos avançando, como força produtiva, como sociedade e como País. Devemos continuar lutando, independente das composições políticas, por um País mais justo, mais humano e capaz de enxergar seus problemas e ter vontade e força para resolvê-los. Somente com a força, sabedoria e com uma sociedade, unida dentro dos princípios democráticos, é que avançaremos.

Sr. Presidente, gostaria que este breve pronunciamento fosse divulgado em todos os veículos de comunicação desta Casa, incluindo a Voz do Brasil.

Era o que eu tinha a dizer,

Muito obrigado.



Deputado Federal William Woo

Brasília, 5 de abril de 2016

Veja Mais